português

Comitê Editorial

Comissão de Honra

Módulo

Informações práticas

Tabula Gratulatoria

Autore e titulos

studiascheri@gmail.com

 

Convite aberto aos amigos, aos colegas, aos admiradores do professor Mario Ascheri

Em fevereiro de 2014 Mario Ascheri completará setenta anos. Um aniversário importante, que nos oferece a oportunidade de homenagear um estudioso que, graças à sua personalidade poliédrica, à pena incansável e à sua carga vital marcou de modo profundo o mundo dos estudos históricos e conquistou notoriedade internacional.

Sabemos que a variedade de seus interesses científicos unida à simpatia e à simplicidade com a qual se propõe, e também à impetuosidade que o caracteriza, lhe renderam amigos e admiradores não só entre os históricos do direito e das instituições, seu campo de eleição, mas também entre os medievalistas e os modernistas de outros ramos, dentro e fora do mundo acadêmico. A impossibilidade de enquadrar rigidamente Mario Ascheri em um único setor de pesquisa e em um só ambiente, e o extraordinário número de pessoas com as quais se relacionou ao longo dos anos, comportariam, inevitavelmente, em preparar uma miscelânea em sua honra, uma grande arbitrariedade em escolher seus colaboradores: arbitrariedade penalizante para alguns setores, e frustrante para uma parte dos amigos e colegas.

Decidimos, portanto, difundir um convite aberto a todos os que desejem homenagear Mario Ascheri com uma contribuição científica. As contribuições, com não mais de 30.000 caracteres (compreendidas as notas), estarão sujeitas a processo de avaliação (“peer review”). A sua publicação será feita on-line no site de Reti medievali http://www.retimedievali.it e com impressão sob demanda (“print-on-demand”).

Aos Estudos dedicamos um site (https://studiascheri.wordpress.com) no qual publicaremos pouco a pouco as informações e onde os amigos, colegas e admiradores do professor Mario Ascheri poderão manifestar a adesão ao projeto, completando a ficha cadastral.

Para as atividades de redação, composição, digitalização seremos ajudados por alguns alunos do professor Ascheri, cada um de acordo com suas competências.

Infelizmente a atual situação econômica nos impede de fornecer subsídio econômico certo e adequado. Devemos confiar somente nas nossas forças: seremos obrigados, portanto, a requerer uma mínima contribuição financeira – ainda a ser estabelecida – àqueles que pretendem participar dos Estudos.

Paola Maffei / Gian Maria Varanini

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...

%d blogger cliccano Mi Piace per questo: